Parceiros:

O Programa

O PROGRAMA


Fruto da parceria entre o SECOVI-PE e a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco- SDS, teve início em março de 2004, com o objetivo de criar na comunidade condominial uma nova cultura na prevenção ao crime. O De Olho na Rua estabeleceu um canal de comunicação rápido, qualificado e confiável entre seus usuários e o corpo policial, promovendo uma maior interface entre esses agentes, formando uma rede de cooperação em busca da segurança do cidadão comum. Diante da sua eficácia, o programa tornou-se de interesse e utilidade para toda sociedade, estendendo-se para escolas, hotéis e empresas. O sucesso da parceria entre o Sindicato e a SDS resultou na inclusão do programa no Pacto Pela Vida, atividade estratégica do Plano Estadual de Segurança Pública.



HISTÓRICO


2001- Houve um aumento significativo de assaltos às garagens de condomínios, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O SECOVI-PE, preventivamente procurou a SDS como parceira, já neste ano, no sentido de novas ações para a segurança predial.

2002- A parceria começou a funcionar efetivamente, com: treinamento de funcionários de condomínios, rondas mais intensivas nas ruas dos prédios, linha direta com o SIOD’S e orientação para síndicos através de palestras e debates, com autoridades públicas.

2004- Teve início prático com a implantação nos condomínios de Piedade e Candeias e em seguida, expandiu-se para outros bairros.

2006- Ganhou o Prêmio Máster Imobiliário. Na categoria Profissional – Responsabilidade Social, conferido pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias – FIABCI/ Brasil e pelo Secovi/SP, considerando como diferencial ser um “projeto de segurança de condomínios que une a ação do Secovi-PE, da polícia e a comunidade”. O Prêmio Máster Imobiliário, reconhecido como o “Oscar” do setor, “é a maior homenagem que a indústria imobiliária presta a seus mestres e ao alto nível de arquitetura, engenharia, construção, desenvolvimento urbano, incorporação, administração, vendas e marketing entre outros segmentos. A cada edição do prêmio, seus promotores incentivam a participação de representantes de todas as regiões do país, o que torna a iniciativa ainda mais significativa...” (www.premiomasterimobiliario.com.br)

2007- Como reconhecimento de seus resultados, o programa foi incluído no Pacto Pela Vida – Plano Estadual de Segurança Pública, construído nas reuniões do Fórum Estadual de Segurança Pública ocorridas em março e abril de 2007. Dentro do Plano Estadual, o Projeto inserido no Programa Prevenção Situacional, o qual “busca reduzir a incidência de condições ambientais que possibilitem ou que facilitem a efetivação do crime. Trata-se de atuar sobre a organização do espaço urbano a fim de eliminar ambiências favoráveis ao crime”. Perseguindo a eficiência no desempenho profissional como elemento de suma importância para se atingir os objetivos postos, o De Olho na Rua, contempla treinamentos, capacitações e cursos para os envolvidos tanto entre os civis, quanto na corporação policial. A ação conjunta de profissionais e policiais na ação preventiva e repressiva de defesa social oferece, basicamente, três vantagens:

Economia de meios evitando o deslocamento de efetivo motorizado para atender ocorrências evasivas, “trotes” e outras;

Os profissionais poderão confirmar denúncias de contravenções efetivamente ocorridas próximas ao seu trabalho através das técnicas de observação;

Orientação para o efetivo motorizado na identificação dos possíveis contraventores ou criminosos, através das técnicas de descrição e acompanhamento visual do deslocamento dos envolvidos.



FUNCIONAMENTO


Através da rede de radiocomunicação interligada a Base de Monitoramento 24 horas é realizado o acompanhamento. Este monitoramento permite ao programa disponibilizar a seus usuários os seguintes serviços:

Gravação das comunicações via Rádio durante 12 meses possibilitando um maior controle e fiscalização da rede;

Identificação das chamadas de todos os rádios que estão operando na rede;

Chamadas preventivas de Segurança e de teste do equipamento com o objetivo de garantir a eficiência do Programa;

Envio mensal de relatório gerencial de todas as chamadas e ocorrências aos responsáveis pela gestão da segurança;

Solicitação de apoio aos serviços de utilidade pública tais como: CTTU, PRONTIDÃO CELPE, EMLURB, COMPESA, CORPO DE BOMBEIROS E POLÍCIA MILITAR;

Sistema de Geoprocessamento, identificando no mapa a estação que está solicitando atendimento e a ocorrência;

Além dos serviços citados acima, são realizadas gratuitamente capacitações para os profissionais participantes do programa.



BENEFÍCIOS


CONDOMÍNIOS
Funcionários mais capacitados;
Segurança preventiva a baixo custo;
Maior aproximação e melhor relacionamento com autoridades públicas;

FUNCIONÁRIOS
Certificação após treinamento;
Mais conhecimento: noções básicas de primeiros socorros, combate e prevenção a incêndios, atitudes preventivas, etc.;
Autoconfiança, autoestima e segurança;
Maior interação profissional entre eles e os policiais, através de encontros periódicos.

AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA
Apoio nas ações;
Confiabilidade nas informações;
Agilidade na prevenção ao crime;
Maior interação com a sociedade civil;
Transparência nas ações preventivas.

SOCIEDADE
Agilidade no atendimento das ocorrências;
Mais segurança preventiva aos crimes;
Redução da criminalidade.



PROCEDIMENTOS PARA ADESÃO AO PROGRAMA


Preencher a ficha cadastral e encaminhar para o e-mail deolhonarua@secovi-pe.com.br
Se o condomínio/ empresa se enquadrar nos termos do Programa, a Coordenação firmará um contrato de prestação de serviços;

Instalação do rádio comunicador no condomínio, com 2 canais para comunicação das portarias entre si e das mesmas com a Base de monitoramento;

Com a rede de rádio em funcionamento, há o monitoramento SECOVI e SDS.



Arquivo para Download: FICHA_CADASTRAL.pdf

AÇÃO SOCIAL


Visando promover a cidadania dos funcionários de condomínios/ empresas que fazem parte do Programa, são realizadas algumas ações:

CASAMENTO COLETIVO
Na primeira edição do evento, foram beneficiados 54 casais. Além da cerimônia, foi promovida a festa de casamento e o dia da noiva, quando aconteceram palestras educativas e atividades de estética.

Na segunda edição, 32 casais foram beneficiados. A cerimônia foi celebrada pelo Bispo da Igreja Episcopal Cristã Brasileira- Ministério Orando em Família e foi realizado no auditório do Hotel Manibu, em Boa viagem.

TORNEIO DE FUTEBOL

Do torneio participaram treze times. Os jogos ocorreram no Quartel da Policia Militar, no Derby, no bairro central do Recife. O casamento coletivo por sua vez reuniu 54 casais em uma cerimônia com direito à música, bolo de noiva e convites. Para viabilizar a ação o SECOVI-PE fechou diversas parcerias. Em 2008, o casamento teve uma segunda edição, no dia 30 de setembro, beneficiando mais de 65 casais.



ZAITE Tecnologia