Comemorado esta semana, o Dia do Idoso nos remete ao cuidado e respeito com este público nos condomínios
@Secovi-PE - 03/10/2024
Comemorados na terça-feira, 01, o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade surgem como uma grata lembrança de que ter um planejamento nos condomínios é essencial para garantir qualidade de vida à população que vem crescendo cada vez mais, e que se faz cada vez mais presente nos condomínios residenciais e comerciais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a proporção de idosos no Brasil quase dobrou entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6% do total de cidadãos. E mais: a previsão é de que até 2070, essa faixa etária represente cerca de 37,8% da população, uma inversão demográfica que deve transformar profundamente o país.
Se você, caro leitor, síndico ou administrador de condomínio, ainda está na casa dos 30 ou 40, e acha que essa conversa não é com você, pense outra vez e olhe ao redor. Aquele casal simpático, pais de outras crianças que brincavam com você no prédio, ainda são seus vizinhos, vizinhos de seus pais. Ou de seus avós! Também nos condomínios comerciais, com a medicina e as novas ferramentas de conhecimento, a vida produtiva e atuante no mercado profissional ficou mais longeva. Por isso, o planejamento para transformar esses ambientes em locais inclusivos e seguros deve ser uma prioridade.
Muitos idosos já optam por viver em condomínios devido às vantagens que esses locais oferecem, como segurança, acessibilidade e comodidades que facilitam o dia a dia. Contudo, as adaptações necessárias para garantir a segurança e o conforto desse público não beneficiam apenas os idosos, mas também todos os moradores, que um dia chegarão à mesma fase da vida.
Entre as principais adaptações para promover a acessibilidade e mobilidade nos condomínios estão a instalação de rampas em substituição às escadas, pisos antiderrapantes, corrimãos duplos nas escadarias e portas mais largas, adequadas para o uso de andadores ou cadeiras de rodas. Banheiros adaptados nas áreas comuns, com barras de apoio, são outra medida essencial. Além disso, uma boa iluminação em áreas comuns e a instalação de alarmes de emergência são fundamentais para evitar acidentes e permitir a rápida resposta em casos de necessidade.
A comunicação clara e acessível também é imprescindível. Sinalização com fontes grandes e de fácil leitura, bem como orientações visíveis em elevadores e áreas comuns, contribuem para a autonomia dos idosos. No que se refere ao conforto, áreas externas bem cuidadas, com bancos e trajetos acessíveis, tornam o ambiente mais acolhedor e agradável para todos. Em um país que envelhece rapidamente, planejar a inclusão e o bem-estar dos idosos em ambientes como os condomínios é uma tarefa de longo prazo que beneficiará toda a sociedade.
Outras notícias
-
08/11/2024
Gerentes do Bradesco apresentam, no Secovi-PE, modalidades para financiamento imobiliário -
07/11/2024
STF discute sobre imunidade do ITBI também para empresas do setor imobiliário nos casos de transferência de bens imóveis na integralização de capital social -
05/11/2024
Condomínios ainda tem programação intensa de capacitação neste mês de novembro -
04/11/2024
Você sabe o que é Trintídio Trabalhista? -
01/11/2024
“Aspectos Legais e Práticos da Locação por Temporada” foi o tema da palestra apresentada na reunião-almoço do Secovi-PE -
30/10/2024
O que fazer para alcançar uma gestão fantástica no seu condomínio? -
29/10/2024
O síndico pode transferir seus poderes de representação para terceiros? -
28/10/2024
Síndicos e administradoras: uma relação de parceria -
25/10/2024
Um dia de muito aprendizado e grandes insights para síndicos e administradores de condomínio