O que fazer para alcançar uma gestão fantástica no seu condomínio?
@Secovi-PE - 30/10/2024
“O Novo Momento do Cenário Condominial e o Potencial de Impacto de uma Gestão Fantástica de Condomínios” foi o tema da palestra de abertura do IV Congresso de Gestão Condominial promovido pelo Secovi-PE, no dia 11 de outubro, no Teatro RioMar. Para uma plateia composta por centenas de síndicos e administradores de condomínio, o founder do SindicoNet e do CoteiBem, Julio Paim, expôs orientações para atingir uma gestão de sucesso e cuidados a serem tomados pelas partes envolvidas nessa relação.
Entre os cuidados que um síndico profissional, por exemplo, deve ter, na hora de captar um novo condomínio, ele destacou pontos como mapeamento do condomínio e identificação do perfil dos moradores, entre outros. “Acho que principalmente saber aonde ele está entrando. Fazer um mapeamento do condomínio, ter o máximo de informações possíveis que ele puder, conseguir identificar aqueles pontos críticos do condomínio, e lógico, você também mapear os moradores, tentar ter uma ideia ali de se é um perfil muito misturado ou se é um perfil mais jovem, enfim, para saber se posicionar bem e atuar de uma forma estratégica”, sugeriu.
Já da parte dos moradores, os cuidados defendidos por Julio Paim culminaram em uma avaliação atenta. “Uma seleção muito com base nas características, no perfil e no trabalho já realizado por aquele síndico em outros condomínios, se possível buscando referências e não olhando só para preço”, apontou. “Hoje em dia a gente temos certificações, cursos que o síndico pode fazer também. Isso é super importante, mas olhar também a experiência e o olho no olho também com aquele síndico é super importante para conseguir entender se ele de fato está se encaixando bem no perfil e nas necessidades que aquele condomínio precisa”, considerou.
Com a nova relação estabelecida entre condomínio e síndico, Paim reforçou a extrema relevância de desenvolver um ambiente e habilidades para os momentos de gestão de crise, que certamente devem acontecer ao longo da jornada. “A gestão de conflito é algo muito crucial hoje em dia, uma vez que eles vão existir mesmo nos condomínios mais tranquilos”, apontou.
Para essas situações, a orientação do especialista foi no sentido de saber resolver esses conflitos já no começo, não deixando que ele cresça e acabe se transformando em uma bola de neve, gerando muito desgaste para toda a comunidade condominial. “Eu investiria muito em técnicas e estratégias para saber lidar com isso e, lógico, entender você como pessoa mesmo para saber como lidar com essa situação. Vejo muito síndico bom, mas que às vezes, para conseguir se impor em um condomínio ou diante de um conflito, ele chega com muita força, e isso não é legal. O síndico tem que aplicar a dosagem certa para conseguir cair na graça dos moradores e os moradores entenderem que ele está lá para ajudar, para mediar e não para tomar partido ou tentar defender um lado ou outro”, orienta. Vale destacar que o conselho será útil tanto para síndicos profissionais quanto orgânicos.
Outras notícias
-
29/11/2024
Dia do Síndico – Uma homenagem a quem cuida dos nossos condomínios residenciais e comerciais -
28/11/2024
Alepe promove Sessão Solene em homenagem aos síndicos e síndicas, na segunda-feira, 02 -
27/11/2024
Liminar suspende provimento do CNJ e reduz custos em contratos de alienação fiduciária de imóveis -
26/11/2024
É permitida a colocação de câmeras privadas ou outros objetos nas áreas comuns? -
22/11/2024
Formação para Condomínios - Enfrentamento à Violência de Gênero: um Direito da Mulher, um Compromisso de Todos -
21/11/2024
Perspectivas do mercado imobiliário e principais desafios em debate no Secovi-PE -
20/11/2024
Fala Síndico focou procedimentos de prevenção e combate a incêndios -
18/11/2024
Quando o empregado tem direito a equiparação salarial? -
14/11/2024
Aumento na quantidade de imóveis disponíveis para locação foi de quase 18%