Síndicos e administradoras: uma relação de parceria
@Secovi-PE - 28/10/2024
Seja síndico orgânico ou profissional, desenvolver uma relação de parceria e contribuição mútua com a administradora do condomínio é essencial para obter os melhores resultados dentro da comunidade condominial. Um primeiro passo para que essa parceria flua de forma eficiente e colaborativa é ter bem definidos os papéis de cada ator. Em sua palestra intitulada “Parceria Estratégica: A Relação Síndico e Administradora para uma Gestão Eficiente e Segura”, proferida durante o IV Congresso de Gestão Condominial do Secovi-PE, o advogado especialista em condomínios e comentarista da Rádio CBN e da TV Globo, Márcio Rachkorsky, apresenta alguns “passos” na construção desse caminho.
Para começo de conversa, na opinião do advogado, a admiração recíproca é fundamental para esse convívio dar certo. “O síndico tem que adorar aquela administradora e a administradora precisa aprender a adorar aquele síndico. E aí o próximo passo é que cada um respeite as limitações de atuação de cada um. Não dá para o síndico se aventurar a fazer o trabalho da administradora e não dá para a administradora tentar mandar mais que o síndico”, comenta Rachkorsky.
Um terceiro passo, então, é compreender claramente quais são as funções de cada um. “A administradora tem uma função técnica, é o braço técnico da gestão do condomínio, e o síndico é a pessoa que se relaciona com o morador. O síndico é a linha de frente, é o cara que está todo dia ali cuidando da experiência do morador, cuidando do acolhimento ao morador. Então, se a gente for falar em linhas gerais, a administradora é mais técnica e o síndico é mais de relacionamento. Acho que esse é o segredo para dar certo”, aposta.
Na opinião de Márcio Rachkorsky, esse entrosamento culminaria em uma gestão segura, que nada mais é do que aquela em que o síndico compreende que ele não entende de tudo e que, portanto, ele precisa ter bons prestadores de serviços para cada uma das áreas do condomínio. “Uma boa administradora, um bom advogado, um bom engenheiro, um bom auditor, um bom corretor de seguros, um bom zelador, um bom gerente. Esse é o segredo: ter um time forte”, diz. “Eu considero hoje que o síndico é um maestro, e ele faz a banda ali tocar de forma afiada, afinada, e ele precisa saber ser um gestor. O síndico não é um executor mais de tarefas, ele é um gestor de equipes, um gestor de pessoas”, resume o advogado.
Outras notícias
-
29/11/2024
Dia do Síndico – Uma homenagem a quem cuida dos nossos condomínios residenciais e comerciais -
28/11/2024
Alepe promove Sessão Solene em homenagem aos síndicos e síndicas, na segunda-feira, 02 -
27/11/2024
Liminar suspende provimento do CNJ e reduz custos em contratos de alienação fiduciária de imóveis -
26/11/2024
É permitida a colocação de câmeras privadas ou outros objetos nas áreas comuns? -
22/11/2024
Formação para Condomínios - Enfrentamento à Violência de Gênero: um Direito da Mulher, um Compromisso de Todos -
21/11/2024
Perspectivas do mercado imobiliário e principais desafios em debate no Secovi-PE -
20/11/2024
Fala Síndico focou procedimentos de prevenção e combate a incêndios -
18/11/2024
Quando o empregado tem direito a equiparação salarial? -
14/11/2024
Aumento na quantidade de imóveis disponíveis para locação foi de quase 18%