Atuação da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, em pauta na reunião-almoço do Secovi-PE
@Secovi-PE - 14/02/2025

Diretores do Secovi-PE, empresários e gestores de empresas associadas estiveram reunidos na quinta-feira, 13, na sede da entidade, durante o almoço-reunião, a fim de assistir a apresentação feita pelo superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, João Victor Oliveira, a respeito da atuação da Caixa no estado, em 2024, e perspectivas de investimentos para este ano, tanto no mercado imobiliário.
João Victor, que esteve acompanhado pelo gerente de Carteira Pessoa Jurídica da Caixa, Fernando Aciolli, destrinchou números como o total investido a partir de recursos como o FGTS, o Minha Casa, Minha Vida, e o SBPE, que é a caderneta de poupança. Para se ter uma ideia, dos R$2,05 bilhões contratados em financiamento habitacional no ano passado, através do SBPE, 67,8% destinaram-se às unidades novas e 32,2%, às usadas. Recife, sozinho, foi responsável por uma fatia de R$1 bilhão.
De acordo com João Victor, a Caixa detém mais de 70% do share do mercado de habitação no estado. “A Caixa continua com um olhar muito forte em cima dos imóveis usados, imóveis novos, Minha Casa Minha Vida, se for com recurso do FGTS, se for com recurso do SBPS, ou se for com recurso livre”, declarou ele.
“É justamente por esse olhar ampliado, entendendo a habitação, seja de imóveis novos, seja de imóveis usados, como algo importantíssimo para garantir às famílias, para garantir essa primeira moradia, e dar cidadania ao povo brasileiro”, comentou. “A gente vai continuar atuando muito fortemente aqui em 2025, assim como foi durante toda a história da Caixa com habitação”, reforçou.
Segundo os dados levados pelo superintendente, em 2024, a Caixa bateu o recorde de contratação de volume de financiamentos em Pernambuco, proporcionando moradia para mais de 107 mil pessoas através de quase 27 mil novos contratos. “O ano realmente foi muito bom para a Caixa. A gente fez muita coisa e tem muita coisa na esteira agora para 2025 também”, considerou, lembrando que o volume aportado contribuiu ainda para a geração de 41 mil novos postos de trabalho em Pernambuco.
Durante a apresentação, os empresários presentes fizeram diversos questionamentos e comparativos com outras instituições bancárias atuantes no mercado imobiliário, recebendo, em retorno, a orientação dos representantes da Caixa presentes.
Outras notícias
-
14/03/2025
Câmara Brasileira da Indústria da Construção debate segurança e infraestrutura para veículos elétricos -
13/03/2025
Comprar Imóvel via leilão é rentável? -
11/03/2025
Gerenciamento de Facilidades é um dos pilares no curso "Administração de Condomínios e Síndico Profissional - Avançado", promovido pelo Secovi-PE -
10/03/2025
Diferença entre o empregado horista e por tempo parcial -
07/03/2025
Com foco em segurança contra incêndios, Fala Síndico acontece na próxima semana -
06/03/2025
Recuperação do mercado imobiliário comercial em Recife: Um Olhar sobre o retorno aos escritórios -
05/03/2025
Condômino com parcelamento de débito pode votar nas assembleias? -
04/03/2025
Tecnologia e Inovação estará entre os eixos temáticos do 22º Conami -
27/02/2025
Fala Síndico: Prevenção e Segurança Contra Incêndios em Condomínios