Condomínios e empresas devem estar atentos à bandeira vermelha em vigor
@Secovi-PE - 06/09/2024
A Neoenergia, concessionária de energia elétrica em Pernambuco, divulgou no início da semana a mudança de bandeira tarifária neste mês de setembro para bandeira vermelha – patamar 1, apontando com isso condições mais custosas de geração. De acordo com comunicado da empresa, com a nova bandeira a tarifa sofre acréscimo de R$ 0,04463 para cada quilowatt-hora kWh consumido. Ou seja, está mais do que na hora de condomínios e empresas eliminarem desperdício de energia e buscarem economizar.
Entre as ações que podem gerar uma economia significativa de energia e ainda valorizar o condomínio ou a empresa ao mostrar uma preocupação com a sustentabilidade e uso racional dos recursos está a adoção de uma iluminação eficiente, a partir da substituição de lâmpadas convencionais por LED, que consomem até 85% menos energia, da instalação de sensores de presença em áreas como corredores, escadas e garagens, e de temporizadores para desligar a iluminação em horários programados ou fotocélulas para ligar as luzes apenas quando a luz natural é insuficiente. São soluções já conhecidas, mas que por incrível que pareça ainda não é realidade na maioria das edificações.
Outros pontos de atenção para evitar o gasto desnecessário de energia são a otimização dos elevadores com a atualização para sistemas mais modernos e econômicos, passando ainda pela conscientização dos usuários de preferirem escadas para pequenos trajetos, assim como o dimensionamento correto de área para a instalação de ar-condicionado e a boa e velha manutenção dos sistemas elétricos. Vale destacar que fiações antigas e sobrecarregadas podem causar perda de energia.
A modificação nas bandeiras tarifárias é informada pelas concessionárias de energia de cada estado, mas a responsabilidade pela definição das mesmas é da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. As mudanças são baseadas em dados do Programa Mensal de Operação (PMO) de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Outras notícias
-
05/09/2024
Candidato a prefeito do Recife, Tecio Teles (Partido Novo), apresenta suas propostas no Secovi-PE -
04/09/2024
Qual o quórum para a destituição do síndico? -
03/09/2024
Decisão em assembleia e laudo técnicos são determinantes para a instalação de carregadores de carros elétricos nos condomínios -
30/08/2024
Para locação residencial, pesquisa aponta mercado de 6.742 unidades -
29/08/2024
Próximo Fala Síndico promete ser dos mais movimentados! -
27/08/2024
A Importância do síndico na ação de usucapião administrativo em condomínio -
26/08/2024
Oferta de imóveis residenciais usados em Pernambuco chega a 74.312 unidades em julho -
23/08/2024
Secovi-PE realiza cerimônia para primeira entrega de títulos de Sócios Beneméritos -
23/08/2024
Secovi-PE é convidado pela Rádio Jornal para comentar pesquisa imobiliária