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Notícias

Secovi-PE recebe representantes da Neoenergia para reunião de alinhamento de parceria

@Secovi-PE - 25/04/2024


O reforço da parceria estabelecida entre o Secovi-PE e a Neoenergia, com o objetivo de dar mais fluidez aos procedimentos demandados pelas imobiliárias, foi a pauta central da reunião-almoço promovida pela entidade nesta quinta-feira, 25, em sua sede. O encontro, voltado para os gestores das empresas associadas, contou com as presenças da supervisora de Relacionamento de Grandes Clientes da Neoenergia, Nayanny Farias, Eduardo Barbalho (Engenheiro), e Josafá Almeida (Relacionamento). De acordo com a supervisora, em um ano de parceria, foram mais de 16 mil atendimentos. “99% deles foram solucionados dentro do prazo”, destacou ela.

Durante a visita, foi anunciada a criação de uma agenda presencial para casos específicos, apontados pelas imobiliárias associadas ao Secovi-PE. “Vamos abrir essa agenda presencial da Neoenergia para casos que estejam com uma demora, por conta de demandas específicas, junto com equipe técnica, e a cada 15 dias, será feita essa reunião, com atendimento especializado, voltada para a solução desses casos mais críticos”, informou Nayanny Farias.

Ainda durante a reunião, que adotou um tom de alinhamento da parceria, foram abordados pontos do atendimento que precisam ser melhorados. Foram elencados pelos associados gargalos que precisam ser resolvidos o mais brevemente possível, uma vez que a demora incide muitas vezes em prejuízo para proprietários e imobiliárias que deixar de auferir recursos por conta de transtornos dentro desse contexto durante as transações imobiliárias, que são o core de seus negócios. “A tendência é melhorar a parceria com mais esse atendimento específico e especializado”, respondeu Josafá Almeida.

Foram dadas também sugestões para a Neoenergia, a fim de que a concessionária de energia elétrica agilizasse e objetivasse mais os processos em interface com o setor. Entre as sugestões, esteve o pedido de que sempre que fosse mudado pela Neoenergia alguma regra com relação às questões como troca de titularidade, tanto de pessoa física quanto jurídica, e religação de energia, fosse feito um comunicado ou anunciado essas alterações. A prática evitaria que as imobiliárias fossem pegas de surpresa, ao precisar do serviço, e se depararem com novas regras, prejudicando o andamento dos contratos, por exemplo.

O grupo agradeceu a parceria com o Secovi-PE e destacou a importância de reforçar esse canal. Por parte do sindicato, seu presidente, Márcio Gomes, ratificou a manutenção do relacionamento mais próximo, beneficiando os associados do Secovi e, por consequência, os seus clientes.

Novo reajuste da Compesa deve sair até o fim deste ano

Desde maio, os consumidores pernambucanos arcam com reajuste provisório de 2,78%

@Portal JC Online - Economia - 06/10/2018


A três dias do fim do prazo para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) apresente um novo estudo de gestão de ativos - peça fundamental para que seja definida a revisão tarifária de 2018 -, a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) ainda aguarda por um posicionamento da companhia. Desde o mês de maio, os pernambucanos passaram a pagar de forma provisória mais 2,78% nas contas de água e esgoto, percentual que deverá crescer até o fim deste ano.

A excepcionalidade do reajuste provisório se deu a pedido da própria Compesa, que solicitou o adiamento do processo de revisão tarifária, realizado a cada quatro anos, para definir o cálculo dos reajustes anuais. Nesta terça-feira (9), após o primeiro turno eleitoral, caso a Compesa apresente o novo estudo à Arpe, ficará aberto o prazo de até 60 dias para que o órgão de regulação elabore uma nova nota técnica e convoque audiência pública até o fim de 2018 para definir o valor a ser reajustado.

A taxa provisória foi implementada para corrigir pelo menos a inflação medida pelo IPCA em 2017 (2,95%). Os consumidores tiveram acréscimo de R$1,12 na tarifa mínima convencional, enquanto os clientes com consumo mensal de até 10 mil litros de água deixaram de pagar R$40,18 para arcar com o total de R$ 41,30. Os clientes de baixa renda tiveram aumento de R$0,23 centavos na tarifa, pagando R$ 8,63 frente o valor de R$ 8,40 pagos em 2017 na tarifa social.

Reajustes
Nos último anos, a Compesa tem aplicado reajustes acima dos 7%. No ano de 2015, o reajuste chegou a 12,24% e, em 2017, foi de 7,88%. Seguindo o histórico, caso este ano o reajuste seja , por exemplo, definido em 7%, para os consumidores será repassado o valor total de 4,22%, a ser somado com os 2,78% já aplicados desde maio.

No ano passado, conforme balanço anual publicado pela companhia, a Compesa teve lucro líquido de R$ 183,15 milhões, crescimento de 20% se comparado com o lucro líquido de 2016 (R$ 146,5 milhões).

Procurada, a Compesa não respondeu aos questionamentos da reportagem, nem confirmou se apresentará o estudo em tempo hábil.